COMPLIANCE

A Iaux auxilia na implementação e execução de mecanismos e procedimentos internos de integridade, bem como no preocesso de aculturamento para programas de Compliance, capacitando pessoas para serem multiplicadores do Programa. Nossas plataformas Regence, Diligence e Íntegro são excelentes condições para a manutenção de um processo contínuo, eficaz e automatizado.

 

De maneira geral, os serviços oferecidos aos nossos clientes incluem:

Parceria e terceirização

Em alguns casos, ter uma área de Compliance sem interfaces externas para o tema, faz com que os colaboradores alocados sejam a única via de atualização, aperfeiçoamento e qualificação na disciplina. A terceirização de parte ou de toda a função de compliance é a maneira mais eficaz de conseguir alto desempenho nessa área, pois possibilita:

 

  • Redução de custos, com a maior flexibilização no uso dos recursos.

 

  • Maior valor agregado, em virtude do acesso a competências em áreas de maior especialização.

 

  • Acesso a profissionais treinados em compliance, ética e prevenção à corrupção em diversas regiões geográficas.

 

  • Acesso a tecnologias e metodologias atualizadas e a práticas recomendadas globais.

 

  • Possibilidade de realocação de recursos humanos de sua organização da categoria gerencial para atividades mais estratégicas.

 

Nossa proposta é proporcionar a alta performance com combinação ideal de experiência, conhecimento setorial específico e competências técnicas especializadas, oferecendo flexibilidade no uso desses recursos, por meio da alocação das competências necessárias à entrega de resultados específicos e relevantes. 

Avaliações de riscos e controles de compliance

Avaliar o projeto e a efetividade operacional dos processos de risco e controle de compliance, inclusive os relacionados a privacidade, prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro, conflito de interesses, transações de coligadas, regulação, Código de Defesa do Consumidor, fraude e outras exigências de compliance aplicáveis.

Projeto e implementação do processo de compliance

  • Prestar serviços de consultoria no projeto e na implementação de elementos/processos do programa de compliance, como:

    • Governança e estruturas organizacionais;

    • Inventário regulatório e processos de gestão de mudança;

    • Processos de avaliação de risco de compliance;

    • Políticas e procedimentos de compliance;

    • Programas e processos de treinamento em compliance;

    • Programas de monitoramento e testes de compliance;

    • Sistemas de monitoramento de compliance com base em estatísticas;

    • Processos automatizados de due diligence do cliente;

    • Processos de elaboração de relatórios do conselho de administração e da diretoria relacionados à exposição dos riscos de compliance.

 

  • Utilizar soluções tecnológicas que ampliem a integração e a eficácia e reduzam os custos dos processos do programa de compliance.

 

  • Tornar o processo de compliance mais operacional por meio de sua integração ao dia a dia da atividade-fim da organização.

Programas de Compliance efetivos com redução de custos

  • Comparar programas corporativos com outros programas e processos relacionados a exigências regulatórias e expectativas e práticas do setor, bem como oferecer recomendações de melhoria.

 

  • Desenhar estruturas de gestão de riscos de compliance aplicáveis à empresa como um todo e desenvolver por escrito a documentação de programas/políticas de compliance de forma coerente com os objetivos da administração e com as exigências regulatórias.

 

  • Desenvolver processos de gestão de riscos de compliance usando uma abordagem integrada e comprovada, com foco na criação de programas e processos de compliance que sejam eficazes, econômicos e sustentáveis.

 

  • Racionalizar as atividades de compliance já existentes em várias entidades e negócios para criar programas sustentáveis e de baixo custo.

Formatação e implantação de uma Área de Compliance

Auxilio na formatação e implantação de uma Área de Compliance adequado às expectativas de stakeholders, a cultura organizacional e, se for o caso, às exigências regulatórias do segmento de negócio.

Suporte na Avaliação de Área de Compliance

As melhores práticas em Governança Corporativa, somadas ao papel socio econômico ambiental responsável exigido das organizações, a competitividade do mercado e exigências legais e uma boa relação custo-benefício criou novas demandas para o compliance. Nesse cenário, os comitês de auditoria e a alta administração estão fazendo perguntas complexas sobre a qualidade e a eficácia das áreas de compliance e seus programas de atuação.

 

A Iaux tem uma vasta experiência na assessoria a comitês de auditoria, diretores de compliance e administradores, a fim de assegurar a qualidade e a eficácia dessa função. Nossa experiência indica que a qualidade deve considerar três importantes aspectos para que o compliance seja considerado altamente eficaz em um ambiente em constante mudança:

 

  • Eficácia no atendimento às expectativas dos stakeholders.

  • Aplicação correta das melhores e mais atualizadas práticas em compliance.

  • Capacitação dos profissionais e conformidade com as normas e exigências profissionais e/ou regulatórias relacionadas ao compliance.

 

A metodologia da Iaux ajuda as organizações a avaliar o desempenho dos seus departamentos decompliance e recomenda planos de ação para ampliar o valor por eles gerados. O objetivo desse trabalho é alinhar a atuação dos departamentos aos riscos relacionados a prioridades e estratégias corporativas e assegurar conformidade com marcos regulatórios e o entorno social.

Suporte ao compliance em processos de due diligence

Diligências de conformidade em processos para auxiliar as organizações na identificação e no dimensionamento dos riscos de compliance associados a parcerias estratégicas e comerciais.

Remediações regulatórias

Auxiliar organizações na remediação de programas de compliance e de questões de desempenho identificadas em investigações/inspeções, o que inclui o desenvolvimento de planos de ação corretivos e a realização de testes no histórico das transações.

Testes de Compliance

Programação e execução de testes em transações para determinar o nível de conformidade da organização quanto a políticas internas, regras de mercado, às leis, aos programas anticorrupção, de combate a lavagem de dinheiro, às regulações e às orientações de órgãos supervisores aplicáveis.

Please reload