Canal de Ética - Íntegro

 

Disponibilizar um canal independente e seguro que propicie aos colaboradores, gestores e outras partes que se relacionam com a Organização, uma via íntegra de comunicação de desvios de conduta, transmite a mensagem de que a empresa está empenhada com o fortalecimento da e sua Governança Corporativa, o nível de Compliance e a Conduta Ética. O resultado é a prevenção e redução da ocorrência de casos de corrupção, fraudes, assédios e outras condutas inadequadas e seus impactos, promovendo um ambiente organizacional mais saudável.

 

 

  • 5% da receita desviados em fraudes ocupacionais;

  • 48% dos desvios são detectados pela empresa através da denúncia de colaboradores;

  • 51% dos desvios são detectados através de um Canal de Denúncias.

 

 

 

Comprove estes dados. Acesse o relatório aqui

 

Íntegro é o Canal de Ética desenvolvido pela Iaux Brasil que fornece uma variedade de ferramentas totalmente ajustáveis ao modelo de governança de nosso cliente, sem que haja necessidade de investimento em customizações.

 

 

O Canal é acessível pela web no computador e dispositivos móveis, ou por telefone 0800 exclusivo, sendo que a Iaux Brasil possui equipe altamente especializada para receber os relatos, análisá-los e catalogá-los de forma sistemática, melhorando a qualidade dos registros antes de disponibilizá-los aos nossos clientes.

 

Algumas funcionalidades:

Plataforma ajustável ao modelo de governança da empresa cliente

O cliente conta com a experiência da Iaux para formatar o conjunto de informações que deseja catalogar com os registros feitos pelo canal, os workflows aplicáveis e o gerenciamento de todo o processo de avaliação das ocorrências, sem abrir mão de considerar o "desejo" da organização para o formato que pretende utilizar na empresa, considerando seu modelo de governança corporativa.

Catalogagem de informações

A plataforma permite catalogagem sistemática e automatizada das informações, economizando tempo da equipe responsável pelo gerenciamento do processo na organização e reduzindo riscos de classificação indevida dos dados.

Matriz de Consequências

A ferramenta possúi mapeado diversos tipos de condutas inadequadas e as consequências disciplinares para cada uma delas, ajustáveis para a conformidade com o código de conduta do cliente. O objetivo desta matriz de consequências é a padronização das ações disciplinares que deverão ser aplicadas pelos gestores.

Workflows automatizados

A plataforma permite o ajuste de diversos worflows, alinhados com a estrutura de governança da organização e permitindo gerenciamento integrado e centralizado das informações de análise e ações para cada registro feito.

Diversas opções de configuração dos serviços

O cliente poderá contratar os serviços de acordo com o modelo que mais se enquadrar às suas necessidades, podendo optar apenas pelo uso da plataforma, serviços de atendimento telefônico e presencial, treinamentos e matriz integrados, até a contratação da Iaux para execução total dos serviços sendo, para isto, estabelecido um SLA (Acordo de Nível de Serviços) para consecução dos trabalhos.

SCAN - Statement Analysis

Sabedores de que relatos com grau de criticidade elevados em um ambiente que permite o anonimato podem trazer riscos de denúncias de má fé capazes de prejudicar pessoas e processos em uma organização, bem como análises parciais que negam os dados relatados podem colocar em descrédito o Canal e a gestão da Ética corporativa, a Iaux lança mão de técnica utilizada para analisar a veracidade do conteúdo dos relatos registrados oralmente ou por escrito, aumentando a assertividade na análise do registro feito.

 

Esta análise pode ser parte integrante dos serviços contratados bem como solicitada em casos pontuais.

Treinamento Integrado

Nosso cliente, se desejar, poderá contratar treinamento integrado sobre como utilizar o canal Íntegro, alinhado aos conceitos e diretrizes de seu Código de Conduta.

 

Este treinamento pode ser realizado através de um e-learning desenvolvido na própria ferramenta, presencialmente com nossos recursos de treinamento presencial (veja página de treinamentos e capacitação) ou das duas formas integradas.

Relatórios

A Plataforma Íntegro possui diversos relatórios que possibilitam um gerenciamento sistemático dos dados, emite alertas automáticos e mapeamento de naturezas de conduta, áreas e pessoas com maior incidência de desvios.

 

Se integrado a nossa plataforma Regence, por exemplo, permite o acompanhamento de Planos de Ação dos gestores para mitigar riscos de novas ocorrências, bem como o mapeamento dos processos em que os riscos foram concretizados.

Endomarketing

Uma vez disponibilizado aos colaboradores um Canal de Comunicação como este, é preciso que todos saibam da sua existência e tenham segurança e pleno conhecimento de como ele funciona, a quem se destina, de que forma e quando deve ser utilizado. 

Por meio de mecanismos estratégicos variados, estruturamos conjuntamente com o nosso cliente, o processo de comunicação interna que objetiva disseminar a existência deste canal para todos os níveis hierárquicos da organização de forma eficiente. Depois comprovamos o sucesso destas ações através de pesquisas de absorção de conhecimento, pois é imprescindível assegurar o entendimento
 dos objetivos, das características, da segurança e confiabilidade que o serviço pode proporcionar, otimizando os resultados de sua implementação. 

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Quais as razões para contatar um serviço independente como este?

 

  • Pesquisas apontam que Canais de denúncias externos podem receber até 8 vezes mais denúncias que canais constituídos internamente nas organizações.
  • Quem está disposto a fazer uma denúncia se motiva pela confiança na manutenção do anonimato e confidencialidade das informações relatadas.
  • Garantia de recebimento independente, imparcial e sistemático das informações e seu tempestivo e correto encaminhamento.
  • Organizações que contratam serviços independentes conquistam maior credibilidade perante stakeholders, mercado e sociedade em geral.
  • Quem recebe as denúncias (Ouvidores) são imparciais e não possuem relacionamento com partes envolvidas nos relatos.
  • Custos de gestão reduzidos se comparado a equipes internas.
 
 
Quais exemplos de situações que podem ser identificadas e suas ocorrências reduzidas com a contratação de um canal como este?

RECURSOS HUMANOS

  • Assédios moral e sexual

  • Condutas inadequadas

  • Uso de drogas entorpecentes

  • Discriminação

  • Risco de acidentes ambientais, materiais e pessoais

  • Porte de Armas

  • Agressões físicas

FINANCEIRO

  • Fraudes contábeis e fiscais

  • Desvios Financeiros

  • Superfaturamentos

  • Desperdicio de recursos

  • Sobrepreços de reembolsos

  • Utilização indevida de recursos fornecidos pela empresa

GOVERNANÇA

  • Desrespeito às leis

  • Descumprimento de procedimentos internos

  • Conflito de Interesses

  • Furtos e desvios de mercadorias

  • Corrupção (intra e extra corporis) 

  • Sabotagens

  • Vazamento de Informações

  • Não conformidade com diretrizes éticas, de segurança e qualidade