LEI ANTICORRUPÇÃO - Como podemos ajudar

 

 

A Lei nº 12.846 de 1º de agosto de 2013, dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências.

 

O texto da Lei, em seu artigo 7º, parágrafo VIII diz:

 

Art. 7º: Serão levados em consideração na aplicação das sanções:

VIII - a existência de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e a aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta no âmbito da pessoa jurídica;

 

 

Para mnitigar os riscos de envolvimento em ilícitos previstos na lei e assegurar a conformidade com seus dispositivos, é necessário a adoção de ações simultâneas e integradas que objetivam o fortalecimento do sistema de controles internos da organização.

 

Veja abaixo como a Iaux Brasil pode ajurar:

Auditoria Interna:

Utilizando-se de metodologias reconhecidas internacionalmente através do Instituto de Auditores Internos (IIA), realizamos Auditorias em processos específicos demandados pela organização cliente, auxiliamos na implementação da Área de Auditoria Interna ou, ainda, podemos ser contratados como Auditores Internos terceirizados, proporcionando maior independência e autonomia nos processos auditados.

 

Com o auxílio da plataforma Regence, todo o processo pode ser automatizado, assegurando melhorara na relação custo benefício e a disponibilização de indicadores de performance, inclusive do trabalho dos auditores internos.

 

Os trabalhos de auditoria interna se propõem a assegurar à administração da empresa, que os processos executados diariamente em todas as áreas da organização tenham níveis confiáveis de conformidade.

Nossos profissionais são certificados pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA) que emite certificações nacionais e internacionais de especialistas na área, bem como valoriza o conhecimento e trabalho.

A auditoria interna mais que uma área operacional é uma ferramenta de controle independente, que integra o sistema geral de controles internos da sociedade. E para garantir sua independência e eficiência, a auditoria interna deve se reportar ao CEO (presidente) ou ao conselho de administração, independente às diretorias e gerências.

Nossa experiência pode auxiliar no estudo do formato que mais se adequa as exigências legais impostas, sem abrir mão da cultura da organização e de uma relação custo benefício recompensadora.

 

TOPO

Compliance

Embora não seja exatamente uma novidade no Brasil, é recente o reconhecimento empresarial nacional, de uma atividade que pode gerar valor e auxiliar a sustentabilidade do negócio.

 

Compliance que quer dizer Conformidade, surgiu em decorrência da complexidade do cenário empresarial e regulatório que aumenta e se altera com frequência. Há uma proliferação de novos requerimentos regulamentares e crescem as expectativas dos stakeholders em relação a decisões de conformidade que sustentem os objetivos de desempenho e protejam o valor da marca.

 

As organizações expandiram consideravelmente o escopo e a complexidade das suas atividades e, como resultado, enfrentam um ambiente regulatório em constante mudança e cada vez mais complicado. Além disso, casos recentes de exposição negativa da imagem de empresas gerados por fatos associados a corrupção, assédio moral, condutas antiéticas, fraudes, impactos ambientais e outras várias falhas decompliance levam reguladores, investidores e o público em geral a prestar mais atenção do que nunca às práticas corporativas voltadas ao atendimento das questões regulatórias. Uma falha de compliance pode resultar também em litígios, multas financeiras, restrições regulatórias e danos à reputação. Questões críticas de compliance incluem:

 

  • Como alinhar a função de compliance aos valores e objetivos da organização?

  • Qual é a visão da organização sobre essa função?

  • Qual é o perfil de atuação? (gestão de consequências ou prevenção)

  • Qual é a forma de atuação? (indução ou execução)

  • Quais são os objetivos, papéis e responsabilidades da função de compliance na organização?

  • Quais temas devem ser tratados? (ambiental, tributário, trabalhista, políticas internas etc.)

  • Qual é a estrutura funcional/organizacional? Qual é a relação com órgãos regulamentares?

  • Qual é a relação com as demais áreas? (Riscos Ambientais, Jurídico, Recursos Humanos, Auditoria Interna, Relações Institucionais, Controles Internos, Gestão de Riscos etc.)

 

Como a Iaux Brasil pode ajudar?

 

Saiba mais +

 

TOPO

Gestão da Ética Organizacional

Atividade de assessoria organizacional que agrega valores tangíveis para o seu público interno e externo, para executivos, acionistas e stakeholders.

 

É deste princípio que partimos ao entender que a Gestão da Ética compreende um conjunto de práticas voltadas a prevenir riscos e criar valor.

 

Educando o público e coletando suas manifestações, produzindo Inteligência a partir da investigação de relatos e corrigindo vulnerabilidades que são, via de regra, a causa-raiz das perdas e danos percebidos, este resultado tangível torna-se facilmente mensurável.

 

A Iaux tem apoiado líderes de mercado a tornar seus mecanismos de Gestão da Ética efetivamente mais eficazes, alcançando o status de benchmark em setores como varejo, aviação civil, bioenergia, farmacêutica, química/petroquímica, alimentos, educação, saúde, comunicação, gráfico-editorial, automotivo, florestal, dentre outros.

 

Nossos serviços incluem de forma integral ou separadamente:

 

  • Código de Conduta: Elaboração e revisão de Códigos de Conduta e desenvolvimento de iniciativas para sua disseminação.

 

  • Canais de Ouvidoria Inteligentes: Criação e manutenção de canais de comunicação com uma abordagem positiva para o recebimento, a custódia e a gestão dos relatos, os quais alcançam níveis de adesão até 15 vezes maiores do que a média percebida no mercado.

 

  • Plataforma de Gestão da Ouvidoria: Manutenção de plataforma de gestão dos Canais de Ouvidoria, Case Management para a investigação de manifestações e Controle e Registro de atividades do Comitê de Ética.

 

  • Análise e Investigação de Relatos: Apuração e tratamento de manifestações recebidas pelo Canal de Comunicação.

 

  • Comitês de Ética e Conduta: Estruturação e apoio a comitês de Ética e Conduta com a realização de projetos para suporte aos gestores no tratamento de riscos identificados nos relatos.

 

  • Suporte à Gestão: Apoio na implementação de decisões do Comitê de Ética com segurança e em conformidade com processos e controles.

 

  • Matriz de Consequências: Nossa Plataforma Íntegro possui de forma estruturada e automatizada, uma Matriz de Consequências que promove a uniformidade das decisões dos gestores. O cliente poderá optar apenas pela disponibilização de uma Política em forma de manual.

 

  • Teste de Conformidade: Através de nossa Plataforma Regence, desenvolvimento e aplicação de testes de conformidade em processos.

 

  • Comunicação & Ética: Apoio aos processos de disseminação de cultura e comunicação para o fortalecimento da ética.

 

  • Treinamentos: Programa de treinamento interno que pode ser aplicado presencialmente, à distância ou os dois de forma conjunta.

 

TOPO

Outsouricng

Em inglês, a palavra "out" significa "fora", e "source" significa "fonte", ou seja, a expressão remete para uma fonte que está no exterior. Assim, uma empresa procura uma fonte externa que possa trabalhar uma área do negócio de maneira mais eficiente, obtendo desta forma mais tempo para se concentrar nos aspectos fulcrais da gestão empresarial.

 

O outsourcing está intimamente relacionado com a sub-contratação de serviços e na grande maioria dos casos, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratante.

 

O outsourcing confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa.

 

Podemos encarar situações diretamente em  algumas circunstâncias, em outras, seria melhor sermos auxiliados por profissionais especializados. 

 

O que deve ser analisado em uma decisão de se buscar estes especialistas são basicamente: 
 
  • Melhor acesso a novas tecnologias, metodos e processos;

  • Maior segurança quanto a aderência a normas e a prazos;

  • Qualidade diferenciada nos resultados;

  • Custos reduzidos na maioria dos casos.
 
A Iaux Brasil está preparada para auxiliar nas Áreas de  Governança, Riscos e Compliance.
 
TOPO

Treinamento:

A enciclopédia livre define o treino ou treinamento como a aquisição de conhecimento, habilidades e competências como resultado de formação profissional ou do ensino de habilidades práticas relacionadas à competências úteis específicas.

 

Além do treino básico exigido por um ofício, ocupação ou profissão, os avanços tecnológicos e a competitividade do mundo moderno exigem que os trabalhadores atualizem constantemente suas habilidades, ao longo de toda sua vida profissional.

 

Nossa proposta não é fornecer treinamentos de prateleira ou certificadores, até porque existem escolas estruturadas como tal e altamente qualificadas para este fim.

 

Fornecemos treinamentos de curta duração específicos sobre Governança, Riscos e Compliance  e relacionados com os serviços que prestamos. Desta forma alcançarmos sinergia, redução de investimentos necessários para nossos clientes, infraestrutura adequada e extrema atualização das disciplinas ministradas.

 

Podendo ser ministrados de forma presencial, à distância, ou ambos, a abordagem leva em consideração a aplicação dos conceitos estabelecidos no programa de treinamentos, sempre correlacionados com a cultura, valores e os diferentes públicos existentes na organização cliente, fazendo com que o processo seja absolutamente exclusivo.

 

Os colaboradores de sua organização precisam conhecer melhor, conceitos e práticas do Código de Conduta Organizacional, Compliance, Gestão de Riscos, Programas Anticorrupção e temas nesta linha?

 

Entre em contato com a Iaux Brasil que certamente poderemos ajudar.                                   Saiba mais

 

TOPO

Please reload